16.9.11

Vintage x Retro (Parte I)

Há muito tempo que quero escrever esse post, mas como eu queria uma coisa bem bacana e nunca sobrava tempo (e até mesmo vontade) de reler o meu TCC, fui deixando, deixando... Até que hoje criei coragem e montei algo que espero agradar as leitoras desse blog e que de alguma forma seja útil.
Bom, já vou adiantar que tem muita coisa pra escrever, portanto farei o post em partes, assim ninguém se cansa, e quem gostar volta pra continuar lendo, né? :)
E atenção, se você não curte História e/ou Moda, pode parar por aqui! Hehehe!

Gosta/se interessa por Vintage e Retrô? Então esse post é pra você!

VINTAGE x RETRÔ (parte I)

No início do século XX a atividade de compra, venda e troca de produtos usados passa a ser comum em países da Europa, como a França. Eram os primeiros sinais de que uma nova forma de consumo surgia, a de comprar produtos de segunda mão. As Vintage Store, ou os Brechós como são conhecidos no Brasil, tornaram-se populares na mesma medida em que seus consumidores foram em busca de roupas, móveis e decoração de épocas passadas, buscando exclusividade em produtos que já não são mais fabricados. Na década de 1990, o Vintage se propaga pela Europa e Estados Unidos, fazendo sucesso entre estilistas e estrelas do cinema. Essa nova tendência se refletiu em diversas coleções de grandes nomes da moda e em vários meios de mídia, conquistando o público jovem que buscava um estilo retrô, baseado em diversas épocas. 

O estilo Vintage/Retrô e a subcultura relacionada ao público cuja indumentária e comportamento diferenciam da cultura de massa, estão diretamente ligadas a determinados estilos musicais, artísticos, intelectos-culturais, tratando o aspecto variável e identificável destes na contemporaneidade, tendo como poder a forma de expressar através das roupas.


É visível como a influência de décadas passadas está presente no cotidiano, e o Vintage é um termo atual na sociedade, seja pelo fato das pessoas apenas acharem bonito ou por algum tipo de nostalgia e melancolia causada nos tempos modernos. Logo, o estilo Retrô torna-se algo comum na moda, baseado no estilo de vida de outras décadas, recriando e reeditando não só peças do vestuário, mas também acessórios, objetos de decoração, utensílios domésticos, carros e mais uma infinidade de itens.

Retro Series - Nostalgia Factory
ENTENDENDO A MODA 
Sabe aquela história de que tudo volta a estar na moda um dia? Sim, é verdade! (Prova disso é uma saia de cós alto que eu usava quando tinha 9 anos e voltei a usá-la em 2006/2007...)
E tudo começou no final da Idade Média, quando a palavra Moda começa a ser associada ao conceito de vestir. As origens remontam à ciência da estatística: moda é tudo aquilo que é repetido e aceito por um grande número de usuários.
Na época medieval, a moda multiplicada e vista com olhares de inveja, cobiça ou rejeição era motivo de conceituações e interpretações que culminaram no século XX. A moda, associada à lógica capitalista, começou a gerar uma espécie de compulsão que fez (faz) de suas consumidoras escravas de estilos e modismos jornaleiros. Hoje, juntamente com esses valores superestimados, a moda não pode permanecer parada e cria um movimento em espiral que se volta para o passado, "copiando" peças antigas. Essa atitude provoca controvérsias e reinventa estilos perdidos na memória e nos documentos, busca no passado intenções que tiveram êxito, reeditando-as ao contemporâneo.
Yves Saint Laurent Mondrian Dress (1965) & Diane von Furstenberg 'Mondrian' Shift Dress (2008)
De certa forma, o movimento da moda reflete a dinâmica da sociedade globalizada cuja modernidade vazia se alimenta justamente desse ritmo alucinante e carente de significados culturais e de novas perspectivas éticas. 
Seria possível preservar valores culturais mais criativos diante dessa avalanche da modernidade que ignora tudo que não seja lucro e que passa por cima da memória de tudo que foi criado e inventado por outras gerações? 

A importância de resgatar valores culturais do passado e empregá-los no dia a dia, recriando-os, é uma das questões mais decisivas que a cultura tem de enfrentar atualmente, procurando os melhores meios de resistir aos modismos que são impostos em toda parte. Esse fenômeno também faz parte do campo da moda. (Chataignier, 2003). 

Seguindo nesse sentido encontra-se um conceito, que também é um estilo novo de vestir, o chamado Vintage.
CONTINUA...

10 comentários:

  1. Adorei, sempre quis me aprofundar mais sobre o assunto. bjoks flor

    ResponderExcluir
  2. Amei! To loca pelo próximo post!

    ResponderExcluir
  3. Quando é o próximo post??? Ansiosa!!!

    ResponderExcluir
  4. Rafael Botti17/09/2011 11:52

    Ficou ótimo o post!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post querida! Se o post ficou assim, me deu vontade de bisbilhotar seu TCC ! :P

    Flor, tô precisando de uma ajudinha, pode clicar no coração que tá do lado da minha foto, aqui:
    http://www.embaixadorstb.com.br/discover/estilo.php?id=5293 ??

    Beijão e obrigada! :))

    ResponderExcluir
  6. AMEI o post!
    Esses dias tive uma discussão com minha professora sobre a diferença entre retrô e vintage, e ela ainda não parece ter entendido... heheheheheh

    ResponderExcluir
  7. Li, muito bom o texto! Li a parte II tbm, está esclarecendo algumas duvidas que tinha, adoro retro e vintage, e é sempre bom saber sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Li tudo bem? eu sempre passo por aqui mais dificilmente deixo msg tenho vergonha rsrs mais seu post sobre retrô x vintage e muito bom e pelo que entendi seu tcc foi sobre isto certo? então gostaria de saber se vc escreveu algum artigo ou tem dispo ele em algun lugar pois meu tcc e exatamente sobre isto e o seu parece esta fantastico pra eu ler, o meu vai falar sobre tudo isto + a coleção melissa time code pois sou colecionadora de melissa e juntei o util ao agradavél ja que gosto muito destes ass retrô + vintage + memorias + melissa parece louco ne? mais não e aos poucos estou juntando tudo. Ficaria mega agradecida se pudesse me dispo o seu trabalho para leitura desde ja muito obrigada e vc é muito estilosa e linda ♥ bj ah meu e-mail é caverockb@hotmail.com =)

    ResponderExcluir
  9. Oiii.. Amei demais teu Post e o teu Blog, ainda não conhecia mas agora vou dar sempre uma passadinha por aki Bjoiks

    Esse é o Meu http://www.closetsecreto.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...